O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (12), o Pavilhão Pará na COP30 para estimular a participação dos municípios na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, em novembro, na capital paraense.
A vice-governadora Hana Ghassan apresentou a estrutura para as prefeitas e prefeitos e disse:
“Este é um momento histórico para o Estado do Pará e todas as cidades. Está prevista a participação de mais de 150 países na COP30. Teremos a oportunidade única de mostrar o nosso Estado, promover a produção local”.
O espaço será gerenciado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e montado no Centro de Convenções Centenário da Assembleia de Deus, na Avenida Augusto Montenegro. O lançamento ocorreu no Parque da Cidade, com a presença de prefeitas e prefeitos, que ainda tiveram a oportunidade de plantar uma árvore.
A ideia é tornar o Pavilhão Pará um ambiente estratégico para que os municípios apresentem as potencialidades, iniciativas sustentáveis e oportunidades de desenvolvimento durante a COP30. O pavilhão terá 144 estandes (um para cada cidade), praça de alimentação, palco e área para rodas de conversa e podcast. O espaço vai funcionar de 17 a 21 de novembro.
Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho, esta será a primeira vez que municípios poderão participar de uma COP. “Todos os 144 municípios terão um espaço para mostrar os seus projetos de sustentabilidade, terão a oportunidade de buscar parcerias que possam ser construídas dentro da agenda de sustentabilidade, como também, é claro, para mostrar as suas culturas, mostrar a sua gastronomia, mostrar as suas habilidades, as riquezas”, destacou.
Fonte: Agência Pará