Pular para o conteúdo

Setur realiza palestra sobre Mapa do Turismo para gestores municipais

Encontro disponibilizará orientações sobre o Programa de Regionalização do Turismo e os critérios de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro.

Representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizam palestra para 31 gestores municipais de turismo do Conselho Integrado dos Municípios Paraenses (COIMP), na manhã desta quarta-feira (21), a partir das 9h, no auditório do próprio COIMP. No encontro serão abordados temas como como é possível se tornar integrante do Mapa do Turismo e sobre a importância e a visibilidade dessa inclusão para os municípios.

Esse encontro com gestores municipais de turismo para orientações sobre o Programa de Regionalização do Turismo e os critérios de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro é uma grande oportunidade para capacitar esses profissionais e fortalecer suas estratégias de desenvolvimento do turismo permitindo uma melhor articulação entre os municípios, favorecendo parcerias e ações conjuntas para o crescimento sustentável do setor tanto a nível local quanto regional”, explica o gerente de Estruturação de Destinos da Setur, Hugo Almeida.

Ao lado do também turismólogo da Setur, Cleber Gomes, serão apresentados os conceitos e o funcionamento do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), a institucionalização das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), a criação e planos de ação dos Conselhos Municipais de Turismo, o papel dos interlocutores municipais, regionais e estaduais do PRT, os critérios para a inclusão no Mapa e ainda o uso da plataforma Sismapa (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro).

Eu senti que precisava fazer algo para incentivar, promover e que pelo menos os municípios comecem a pensar em fomentar mais o turismo em seus municípios. Mas percebo que se faz necessário levar informação aos gestores e motivá-los para que juntos possamos fazer primeiro o dever de casa e fomentar o turismo. Já que o Para é rico, temos os mais diversificados tipos de turismo e que precisa acontecer. Se o Sul e o Nordeste podem, por que não o Norte?”, argumenta a técnica de Cultura e Turismo do COIMP, Elizabeth Souto.

Atualmente, o COIMP reúne 31 municípios associados. “Se pelos menos conseguirmos que 50% desses municípios compreendam a importância do turismo para os municípios já vai ser muito bom”, destaca Elizabeth

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) que define a área, o recorte territorial a ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas.

A participação no Mapa indica que o município está organizado em termos de ferramentas de gestão voltadas ao turismo, apto a uma série de vantagens para o desenvolvimento de políticas públicas e estímulo às áreas de infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas.

O encontro oferece um espaço para troca de experiências e boas práticas, enriquecendo o conhecimento e estimulando a inovação na gestão do turismo municipal”, conclui Hugo Almeida.

Fonte: https://www.agenciapara.com.br/